terça-feira, 24 de novembro de 2009


Historiografia

O nome Viçosa do Ceará é de origem lusa. Há em Portugal a Vila Viçosa onde nasceu o Duque de Bragança. Até ser proclamado Rei com o nome de D. João VI em 1640, foi o primeiro soberano da dinastia de Bragança.
Viçosa do Ceará está localizada na mesorregião da Ibiapaba, suas origens pelo menos em termo indígenas datam do século XIV, quando em suas decidas em busca de paz ali se instalaram os “índios” Tabajaras.
Se encontra encravada em um santuário ecológico abençoado pela natureza, sua paisagem primitiva e de exótico relevo faz perfeita harmonia com seu clima de serra, um oásis verde e montanhoso em meio ao sertão da fronteiro do Ceará com o Piauí.
Viçosa lembra a cidade que nos pinta fé. Viçosa do Ceará se destaca pela simplicidade. Anteriormente, viveram aqui um povo guerreiro da nação Tabajara, os Tapuias e os Tupi. No ano de 1700, a Aldeia da Ibiapaba, primeira nome de Viçosa do Ceará, era um grande aldeamento “indígena” do Ceará colonial. Em língua tupi Ibiapaba significa serra talhada, ou seja, apenas uma serra ou várias serras formando ondas verdes que se levantam do sertão as praias do Camucim.
Foi sob a direção de Pe. Antonio Vieira, superior dos Jesuítas com sede no Maranhão, que em junho de 1656 chegaram a Ibiapaba, depois de vencido inúmeros sacrifícios, os padres da Companhia Antonio Ribeiro e Pedro Pedrosa, para a obra de catequese dos índios, que dividido em tribos ou nações habitavam na Serra Grande, também denominada Serra de Ibiapaba.
Em 1658 dois anos apenas de incessantes e dificultosos trabalhos de catequização, os obreiros contavam com três aldeias de nação Tabajara, com cerca de mil e quinhentas almas catequisadas, que em pouco tempo atingiram seis mil, com o auxílio de outras nações de língua não geral, que viviam em harmonia com os Tabajaras e que com os padres fizeram a paz.

Aluno: Cristiano Araújo Nº 07

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá obrigada pela visita, deixe um comentário. Um bjo!!!