terça-feira, 24 de novembro de 2009

Viçosa do Ceará minha cidade Natal

Viçosa do Ceará: Minha cidade Natal
A história de Viçosa do Ceará, não se resume somente ao povoamento francês ou português. Mas, há vários acontecimentos que culminaram com a chegada da Companhia de Jesus com a missão de catequizar os nativos que aqui viviam. Com a chegada dos jesuítas na Região da Aldeia da Ibiapaba, alguns dos índios que habitavam nas tribos se revoltaram contras os jesuítas, porém outros aceitaram sua proposta de catequização e urbanização, índios foram convertidos ao Cristianismo.
Com o passar do tempo na metade do Século XVIII, essa Aldeia foi crescendo e crescendo, trazendo diversas divergências e conflitos devido a problemas enfrentados pelos jesuítas em relação à distância entre a Aldeia e a sede da Companhia que ficava no Maranhão, a falta de comunicação e aos constantes conflitos entre tribos mais revoltosas, causando guerras entre tribos e tribos, e entre os portugueses e as tribos, o que acarretou na dizimação dos nativos “indígenas” que aqui viviam.
Séculos depois, com a elevação da Aldeia a categoria de cidade, surgem as famílias que passam a formar a elite dominadora dos meios econômicos e políticos. Famílias como Caldas e Pinhos, que passam a ser chamados Barões de Viçosa do Ceará.
Mas é claro que temos várias histórias para contar. Me orgulho de ser viçosense e por estar através dessa nota escrevendo um pouco de nossa riquíssima história, que para mim é um cantinho do céu.
Nota do Aluno Gilberto Fabrício Nº 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá obrigada pela visita, deixe um comentário. Um bjo!!!